CARRO FUMACÊ SAIBA QUANDO E COMO DEVE SER USADO

18 de maio de 2020 Off Por Assessoria de Imprensa

As Secretarias de Saúde de diversos Estados brasileiros realizam diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, além de outros. Todas informam que o apoio da população é fundamental nesse sentido. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos seus quintais. Quanto à utilização do carro fumacê, o Ministério da Saúde explica sobre o uso correto, amparado aos seus critérios técnicos. Conforme o MS, a utilização do carro fumacê somente é indicada onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados de doenças.

Segundo técnicos do MS “esse serviço deverá ser realizado sempre ao amanhecer ou ao entardecer, por ser o período de maior atividade do mosquito Aedes, uma vez que este tem hábitos diurnos. A aplicação do veneno tem efeito apenas sobre o mosquito adulto, não destruindo ovos e larvas” explicam.

 

O MS esclarece que para o uso do carro fumacê devem ser respeitados critérios técnicos e
recomendações. Atualmente a eficácia desse procedimento é discutida, uma vez que só atinge o mosquito adulto, desta forma não combate ovos e nem larvas do inseto.

 

O fumacê não é indicado para controle de pernilongos e maruins, pois a sua aplicação atinge a população de insetos em sua totalidade, podendo provocar desequilíbrio do ecossistema afastando assim os pássaros por um bom período e, principalmente, pode tornar a população de Aedes aegypti resistente à ação do inseticida, tornando-o menos eficaz em caso de epidemia de Dengue, Zika, Chikungunya e até mesmo a Febre Amarela”.

Segundo o Ministério da Saúde o uso indiscriminado do fumacê, não é aconselhável, pois o veneno pode ainda causar outros danos ao meio ambiente, com a morte de insetos polinizadores, como abelhas, borboletas e predadores naturais e a saúde humana também quando usado abusivamente. 

O MS enfatiza que a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento.

Por isso, a indicação tem critérios muito bem definidos. “É preciso continuar com as ações de
bloqueio de transmissão com ações de eliminação de focos do mosquito, educação com informação sobre prevenção”, recomenda.

A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia dengue e zika. No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion, que inclusive em alguns estados não são encontrados. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que repassa aos  municípios. Por ser um inseticida, o malathion pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Por isso, quando ele é jogado em residências, os moradores devem deixar o local junto com seus animais de estimação. “Todos os inseticidas são neurotóxicos, ou seja, atacam o sistema nervoso. O que muda de remédio para veneno é a dose. No caso do combate ao Aedes aegypti ele é jogado em doses capazes de matar o
mosquito. O problema é o uso indiscriminado de inseticidas. “O inseticida serve para bloquear
epidemias e não deve nunca ser usado de forma preventiva”, afirma a entomologista Denise Valle, da Fiocruz, que estuda formas de conter a expansão do Aedes.

Orientações do Ministério da Saúde sobre o Fumacê:

 

Não preciso mais me preocupar porque passaram o fumacê em casa?

Não é bem assim. O inseticida dura em torno de meia hora e mata apenas os mosquitos que

estiverem voando no local no momento em que o produto estava sendo usado. Isso porque as gotas do veneno são projetadas para grudar na asa do mosquito e envenená-lo. Caso contrário, eles não morrem.

 

 A temperatura e o clima afetam a eficácia do inseticida?
Sim. Chuva, calor intenso e ventos acima dos 6 km/h diminuem a eficácia do produto. O ideal é o fumacê ser usado no começo da manhã e no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e quando a fêmea do Aedes aegypti está "faminta" por picar as
pessoas.

 O fumacê tem que ser feito em uma área aberta?
Sim. De preferência em quintais ou garagens. As janelas e portas devem ficar abertas já que
mosquitos vivem dentro de casa também. Moradores e animais de estimação devem deixar a residência durante a nebulização e só voltar ao menos meia hora depois. Alimentos devem ser tampados ou guardados. Por ser tóxico, o inseticida usado nos fumacês não deve ser jogado diretamente dentro de locais fechados da casa.

 A temperatura e o clima afetam a eficácia do inseticida?
Sim. Chuva, calor intenso e ventos acima dos 6 km/h diminuem a eficácia do produto. O ideal é o fumacê ser usado no começo da manhã e no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e quando a fêmea do Aedes aegypti está "faminta" por picar as  pessoas. 


 O fumacê pode fazer mal para os animais?
Os inseticidas em geral, quando inalados, podem causar alterações neurológicas como dor de cabeça e, em casos de muita exposição, podem causar intoxicação tanto em humanos quanto em animais. A diferença está na dose. Nebulizações feitas por agentes de vigilância têm a capacidade de matar mosquitos e pássaros.


 Fumacê a cada duas semanas controla o Aedes no local?
A ação do inseticida é localizada e pouco duradoura.Ele mata somente mosquitos que estiverem voando no momento em que o veneno é usado. Seu efeito dura, em média, meia hora. Depois disso não mata mais nenhum mosquito que por acaso vá sobrevoar o local. Por isso, a maneira mais eficaz de combater o avanço dos mosquitos é acabar com os criadouros

 

 O que eu devo fazer quando passar o fumacê na minha casa?
Saia de casa e leve seus animais de estimação junto. Guarde alimentos ou deixe tudo coberto. Abra janelas, portas e o box do banheiro. Deixe lençóis e cobertas sem arrastar no chão e proteja aquários e gaiolas

 O fumacê é inflamável?
As atuais formulações utilizadas são à base de água, não havendo risco de ser inflamável. Os
inseticidas utilizados pelo Ministério da Saúde são autorizados pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária apenas para uso de entidades especializadas 

 O fumacê serve como larvicida?
Não. O inseticida é usado para matar mosquitos adultos enquanto o larvicida é usado nos criadouros onde as larvas nascem e crescem. O larvicida é jogado nos locais de água parada.

 Encontro o "veneno" do fumacê para comprar?
Não. O tipo de inseticida usado no combate ao Aedes aegypti é distribuído pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassa aos municípios. Sua venda é controlada para evitar o uso excessivo e assim fazer os mosquitos criarem resistência à fórmula.

Entendemos que realmente o melhor combate é a prevenção por parte da sociedade, evitando água empoçada em plantas, vasos, pneus, etc. É recomendado também o uso de repelentes no corpo (obedecendo as recomendações de uso). As prefeituras também, deverão fazer trabalho preventivo, eliminando focos em casas e terrenos abandonados.

"A medida mais eficaz é a eliminação de focos de multiplicação do mosquito, evitando que eles nasçam, por isso, o envolvimento da sociedade é fundamental", afirma o Ministério da Saúde.

Fonte – Site do Ministério da Saúde