Pontos e Atrações Túristicas

Conhecida por ser berçário de tartarugas e baleias, a praia combina atrações gastronômicas, históricas e de aventura.

Antiga vila de pescadores, a Praia do Forte é um dos pontos mais fortes de ecoturismo do litoral baiano, graças à forte presença e trabalho das equipes do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte para preservar as espécies ameaças de extinção que fazem da região seu berçário natural.

Localizada no limite entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a apenas 56 km do aeroporto de Salvador , a Praia, que faz parte do município de Mata de São João , atrai tanto os visitantes de passagem – que dão uma escapadinha da capital baiana para conhecer as belezas dos arredores – quanto aqueles que buscam tranquilidade e conforto nos resorts instalados ao longo da costa, como o Iberostar.

Projeto Tamar

Todos os anos sete espécies de tartarugas desovam nas praias brasileiras, sendo quatro delas na Praia do Forte. Ameaçadas de extinção, elas passaram a ser protegidas, na década de 80 pelo Projeto Tamar, que tem na Praia do Forte uma de suas principais bases. No completo aberto ao público é possível ver alguns exemplares nascidos em cativeiro e diferentes espécies marinhas. Mas se você quer acompanhar a desova nas areias será preciso viajar para lá em dezembro, quando as tartarugas voltam ao local de seu nascimento para espalhar seus ovos.

Serviço: 
Av. Farol Garcia D’Ávila, s/n 
Tel.: (71)3676-1045 
Diariamente, das 9h às 17h30. No verão, das 8h30 às 18h30 
Entrada: R$ 15 
www.tamar.org.br

Fonte: Turismo – iG @ http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/10-motivos-para-ir-a-praia-do-forte/n1597300993842.html