Relatório Final do Curso de Vigilância Participativa
O Curso de Vigilância Participativa foi realizado do dia 19/03/2018 ao dia 22/03/2018, numa parceria entre a AscamForte, a Turisforte e a Polícia Militar do Estado da Bahia, com o apoio do Tivoli Ecoresort. As palestras foram ministradas no Salão Casa da Torre C, do Centro de Convenções do Tivoli Ecoresort, em Praia do Forte. Sempre iniciando às 08:00h e sendo encerrado às 14:00h, o Curso foi ministrado pela PM BA, na pessoa do Maj PM Mauro de Souza Araújo, Comandante da 53ª. CIPM, juntamente com sua equipe: Ten PM Nogueira, Ten PM Thays Coelho, Asp PM Augusto e o Asp PM Rogério.
Na foto, da esquerda para direita: Asp PM Rogério, Maj PM Mauro Araújo, Ten PM Thays Coelho, Ten PM Nogueira e o Asp PM Augusto.
No transcorrer destes quatro dias diversas autoridades e convidados passaram pelo evento: Sr. Alexandre Rossi – Secretário de Turismo do Município de Mata de São João-BA, Sr. Mariano Muniz – Sócio da MMAS, empresa que administra diversos Condomínios em Praia do Forte, Sr. Clóvis – Chefe de Segurança do Gran Palladium Resorts, Sr. Vitor Hugo Knack – Presidente da Turisforte e representando a AscamForte estiveram presentes o Sr. Odair Conceição – Presidente, Sr. Eduardo Argolo – Diretor Financeiro, Sr. Francisco Calmon – Diretor Secretário e Direto Social e o Sr. Eduardo Moody – Diretor de Meio Ambiente.
Foto da Abertura Oficial do Curso no dia 20/03/2018.
Durantes os quatro dias de curso a ordem dos acontecimentos era a mesma: o Asp PM Augusto apresentava as autoridades ou convidados presentes que usavam a palavra para dar as boas-vindas aos participantes e falar brevemente sobre as expectativas com o curso. Era apresentado também o Coordenador de Operações da AscamForte, Sr. Leandro Calmon de Jesus. Em seguida a palavra era passada para a Ten PM Thays Coelho, que convidava os participantes para um momento cívico com a execução do Hino Nacional.
Execução do Hino Nacional no início do curso.
Em seguida, a Ten abordava o tema “Conhecimento Essencial para um Bom Profissional de Segurança”. Com vídeos, exemplos práticos e uma didática onde os participantes eram incentivados a interagir e questionarem a todo momento, ela abordava quesitos essenciais para os que os profissionais de segurança desempenhassem suas funções da melhor forma.
Ten PM Thays Coelho durante sua apresentação, no dia 21/03/2018.
Em seguida o Asp PM Augusto e o Asp PM Rogério ministravam o tema “Regras Gerais de Segurança”. Contextualizando o assunto sempre com exemplos reais e passando orientações de como proceder nas diversas situações, os Aspirantes eram sempre muito questionados pelos participantes.
Asp PM Augusto, durante sua apresentação, no dia 21/03/2018.
Asp PM Rogério, durante sua apresentação no dia 19/03/2018.
Por volta das 11:00h era feito um intervalo e os participantes eram convidados para um coffe break oferecido no foyer do Centro de Convenções.
Mesa de bebidas do coffe break.
Coffe Break bem diversificado.
No retorno, era a vez do Ten PM Nogueira falar sobre “Noções de Direito e Comunicação com a PM”. Com uma linguagem extremamente acessível, o Ten conseguia fazer com que todos entendessem diversas leis, que no texto original poderiam ter a sua interpretação dificultada pela forma como são escritas, mas são de extrema importância para os profissionais de segurança.
Ten PM Nogueira, realizando uma simulação, com a participação dos alunos e palestrantes, durante sua apresentação no dia 21/03/2018.
A fala do Maj PM Mauro despertava o interesse de todos os presentes, ele falava dos planos da PM na região, pedindo um voto de confiança para que a relação PM e Comunidade se estreitasse e fosse mais cordial. Algumas ideias foram apresentadas, exemplo do plano de trazer o cursinho preparatório para o Concurso da PM. Ele explicava que o objetivo maior é a paz social e que isso só é possível com uma harmônica relação entre as partes.
Maj PM Mauro de Souza Araújo, falando aos participantes, no dia 21/03/2018.
No dia 22/03/2018, quarto dia do curso, o Sr. Carlos Furtado, ex-porteiro, ex-vigia e hoje consultor na área de segurança, realizou uma apresentação, enriquecendo ainda mais este dia do curso. Sr. Carlos falou de várias de suas inúmeras vivências, compartilhando as resoluções das situações com os participantes.
Sr. Carlos Furtado durante sua apresentação, no dia 22/03/2018.
Por fim, os participantes eram convidados a receberem seus certificados e preencherem a ficha de avaliação do curso. Muitos faziam questão de cumprimentar todos os palestrantes e registra o momento com muitas fotos.
O Participante Genival Santos Alves, Porteiro do Condomínio Acácias, recebeu seu Certificado e fez questão de registrar o momento.
Vale ressaltar que no último dia de curso, foi entregue à equipe da PM uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho realizado.
Entrega da placa de agradecimento à equipe da PM, em reconhecimento ao excelente trabalho, oferecida pela AscamForte, representada pelo seu Diretor, Sr. Eduardo Argolo.
Após os quatro dias de curso, pode-se afirmar que as expectativas foram superadas, tanto por parte da PM, assim como pela AscamForte e também por parte dos participantes. Ao longo destes quatro dias, dos 268 inscritos, estiveram presentes 258 participantes, apenas 3,7% de faltas. Este número é ainda mais expressivo se for levado em conta que sobraram apenas 2 das 260 pastas confeccionadas com o material do curso. Isto se deve ao fato do remanejamento dos ausentes nos primeiros dias para os dias subsequentes.
No dia 19/03/2018 – 1º. dia, estiveram presentes 57 participantes;
Participantes do dia 19/03/2018.
No dia 20/03/2018 – 2º. dia, estiveram presentes 71 participantes;
No dia 20/03/2018 estiveram presentes 71 participantes.
No dia 21/03/2018 – 3º. dia, estiveram presentes 68 participantes;
Registro dos participantes do dia 21/03/2018.
No dia 22/03/2018 – 4º. dia, estiveram presentes 62 participantes.
Participantes atentos ao Ten PM Nogueira, no dia 22/03/2018.
Dos 268 inscritos:
- 185 participantes eram de um dos 17 condomínios associados da AscamForte, 69,03% do total;
- 64 participantes eram de outros 13 condomínios não associados da AscamForte, 23,88% do total;
- 19 participantes eram de 6 hotéis ou pousadas associadas da Turisforte, representando 7,09% do total.
Dos 10 ausentes nos 4 dias do curso:
- 6 participantes eram de Condomínios associados a AscamForte – 60%;
- 4 participantes eram de Condomínios não associados a AscamForte – 40%.
Financeiramente, o curso teve um custo de R$ 70,00 por participantes dos associados da AscamForte e da Turisforte e de R$ 90,00 para os não associados, tendo a seguinte receita:
Foram feitos uma pesquisa de satisfação entre os participantes através da apresentação de sete questões para que fosse avaliado o curso. Destaca-se que em nenhuma das perguntas os participantes avaliaram com “Ruim” o item questionado. Em todas as questões, “Ótimo” foi a maioria das respostas.
Graficamente, assim ficaram as respostas:
Vista externa do Salão Casa da Torre, no Centro de Convenções do Tivoli Ecoresort.
Sala arrumada para recepcionar os participantes do Curso de Vigilância Participativa.
Classificadores entregues aos participantes do curso. Cada pasta continha: caneta, caderno pautado, programação e banner.
Foi deixado um espaço para que os participantes dissessem o que esperavam que acontecesse daquele momento em diante e deixassem suas sugestões. Resumindo as respostas, o maior número de ocorrências foi “Colocar em prática as informações aprendidas no curso”. “O desejo de mais oportunidades de cursos, capacitação como brigada de incêndio e primeiros socorros” ficou em segundo lugar. “Que os síndicos / administradores / encarregados também tenham este curso de Vigilância Participativa” veio em seguida.
Autoridades, gestores e comunidades juntos pela paz social.